Aqui você poderá encontrar informações teóricas e exemplos práticos para a criação e implantação de uma Matriz de Competências.
Somos uma empresa especializada no fornecimento de soluções para a gestão do capital humano, desde a elaboração do budget de pessoal , até informações históricas e indicadores.
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O que é uma Matriz de Competências?
Matriz de competências dentro de uma empresa deve ser uma ferramenta que permita organizar as competências
necessárias para se exercer determinada função...
O sonho de todo gestor é que sua equipe realize suas tarefas da melhor maneira possível, atingindo ou superando
os resultados esperados com qualidade, segurança e dentro das normas, prazos e custos....
A avaliação feita pelo gestor direto, é o caminho mais simples, e uma oportunidade para o colaborador receber
um feedback do seu desempenho, ser motivado a complementar seu conhecimento ...
Investimento em Treinamento e capacitação da equipe
É importante ter em mente a necessidade de documentar e motivar o aprendizado das pessoas na organização.
Realizar treinamentos é uma das maneiras de evoluir o conhecimento da organização, para desenvolver a
competência dos colaboradores ...
É preciso acompanhar o resultado do treinamento. Se não for acompanhada a evolução de cada
colaborador após um treinamento, o investimento pode ser simplesmente uma despesa. ...
Montar uma matriz é uma tarefa que exige atenção e a formação de uma equipe de gestores,
que conheçam bem as competências necessárias ,para que cada função atinja seus objetivos dentro da equipe ...
O gestor, de posse da matriz, poderá analisar cada colaborador de sua equipe de forma empírica, ou poderá utilizar a ferramenta de forma a padronizar e melhorar sua análise ...
Antes de qualquer
coisa, vamos relembrar o conceito de matriz,
que é uma forma de organização de informações em linhas e colunas, de maneira a permitir relacioná-laspara análise de uma determinada situação.
Competência
é a integração de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Conhecimento é saber o que precisa ser
feito em determinada situação.
Habilidade é a capacidade de
transformar um conhecimento em ação, de forma a resultar em um
desempenho
desejado.
Atitude é a vontade de fazer.
Dessa forma, temos que uma matriz de
competências dentro de uma empresadeve
ser uma ferramenta que permita organizar as competências necessárias
para se
exercer determinada função.
O sonho de todo gestor
é que sua equipe realize suas tarefas da melhor maneira possível,
atingindo ou
superando os resultados esperados com qualidade, segurança e dentro das
normas,
prazos e custos.
Para realizar determinada tarefa,
sabemos que é necessário ter conhecimento das normas, procedimentos e
técnicas,
habilidade de transformar esse conhecimento em ação e atitude de fazer
acontecer quando necessário, ou seja, tem que ter a competência
desenvolvida. Assim
, é preciso elencar as competências
necessárias para cada função da companhia.
Todos devem ter o
mesmo nível de competência na equipe?
·Várias funções exigem a mesma
competência, porém em níveis diferentes de domínio. Deseja-se que um
Operador de
Máquinas conheça as normas de EHS da empresa. Já de um supervisor
espera-se
queconheça as
mesmas profundamente, saiba cobrar a correta
aplicaçãoeensinar
a respeito. Dessa forma, além das
competências elencadas, a matriz deve levar em conta este grau de
domínio
requerido para cada função, mapeando-se o
nível de domínio desejado por competência
para cada função.
Por outro lado, vários colaboradores
podem ter domínios diferentes das
competências
, mesmo exercendo a mesma função . Isso identifica os profissionais
que já tem maturidade
profissional em sua função e os que ainda estão se desenvolvendo .Neste
ponto,
uma avaliação de cada colaborador utilizando a matriz de competências,
permitiráanalisar quais as
competênciasainda precisam ser
desenvolvidas em cada um e
identificar os que se destacam e merecem galgar um posto acima,
identificando
os gaps de desenvolvimento e possíveis destaques na equipe, que
precisam ser
reconhecidos.
Avaliar para dar
feedback , motivar , mapear as necessidades, reconhecer o bom
desempenho.
A avaliação feita pelo gestor
direto, é o caminho mais simples, e uma oportunidade para o colaborador
receber um feedback do seu
desempenho, ser motivado a complementar seu conhecimento e aplicar
suas
habilidades, ficando ciente da necessidade de seu aprimoramento
profissional,
através daidentificação de gaps
entre o domínio desejado, apontado na matriz e o avaliado. Pode-se
adotar
algumas variações nesse momento, como a auto-avaliação, onde o
colaborador será
convidado a refletir sobre seu domínio em cada competência e a
avaliação de
pares ou clientes internos , em que será dada a visão de terceiros.
Ambas as
avaliações somente servirão de guia ao gestor no momento de dar
feedback ao
colaborador .A recomendação inicial é de se utilizar apenas da
avaliação do
gestor, para simplificar o processo e já obter os ganhos proporcionados
pela
ferramenta em menor prazo e de forma mais simples.
E se surge uma vaga na
equipe?
Sempre que surge a necessidade de
se recorrer ao mercado, há a
necessidade de se pesquisar os
conhecimentos dos candidatos, e a partir
de uma matriz de competências, o RH poderá fazer uma primeira análise
dos
requisitos e domínio declarado, que posteriormente poderão ser checados
pelo
gestor.
Dentro da empresa, pode-se
aproveitar a analise da matriz e identificar
possíveis candidatos internos a uma vaga,
pelas competências que demonstram para a função.
Comparando uma avaliação atual com a
matriz de outros cargos, pode-se determinar
um road map para o colaborador elaborando um plano de ações para
seus
próximos passos, independentemente de haver uma vaga em aberto ou não,
mas
preparando-o para assumir novas funções no futuro, ou ser um
colaborador
polivalente.
Investimento em Treinamento e capacitação da equipe
É
importante ter em mente a necessidade de documentar e
motivar o aprendizado das pessoas na organização. Realizar
treinamentos é uma das maneiras de evoluir o conhecimento da
organização, para
desenvolver a
competência dos colaboradores. Desta forma, deve
ser orientado com muito critério pelas
lideranças, com
o apoio da equipe
de recursos humanos. Nada melhor que uma ferramenta que aponte os
pontos
que precisam ser desenvolvidos em cada indivíduo,e
os passos para se chegar ao nível ideal
desejado. É muito importante que o resultadoesperado
esteja claro
para as pessoas antes de começar o treinamento. Isso ajuda a compreender melhor o
trabalho que será realizado e o que isso significa para o crescimento
da
empresa.
Além disso,
o treinamento ideal não deve ficar apenas no estudo das normas,
processos e
procedimentos documentados, mas ter algumas variantes, na forma de
apresentação, incentivar o bate papo, pequenos workshops ou reuniões
para a
equipe debater e tirar dúvidas. A retenção do aprendizado écada vez maior conforme a participação e
engajamento do indivíduo, partindo de 10% quando se apenas lê uma
informação,
para 95% quando se ensina alguém. Veja a pirâmide de William Glasser(
psiquiatra americano, 1925-2013).
Os workshops
possibilitam a repetição sobre determinado assunto, de forma variada,
para uma
maior fixação, um reforço, com depoimentos de como foi aplicado o
treinamento,
se foi mais fácil realizar determinada tarefa, quais dificuldades,
promovendo
um debate. É necessário discutir sobre a execução das tarefas,
quando o
treinamento for sobre processos e procedimentos.
É
preciso acompanhar o resultado do treinamento. Se não for
acompanhada a evolução de cada colaborador após um treinamento, o
investimento
pode ser simplesmente uma despesa.
De maneira
simples a avaliação da reação após o
treinamento, feita pelo próprio treinando, ajuda a perceber se há
falhas na
metodologia de ensino empregada, ou na didática do professor .
A
avaliação de
aprendizagem ,com provas antes e depois do treinamento, ajuda e
perceber a
assimilação do conteúdo, além de incentivar o aluno que fica estimulado
em saber
que será avaliado ao final. Esta avaliação também ajuda e identificar
pontos
que necessitam de um reforço.
O
mais importante, entretanto, é a avaliação da aplicação do
conhecimento adquirido nos treinamentos
na execução de suas tarefas. Todo o cuidado na hora de definir um
número para
esse acompanhamento. Utilize um indicador e não simplesmente um dado.
Por
exemplo, acompanhar o número de peças com defeito em uma linha é um
dado, demonstra
somente o número de peças com defeito, não importando quantas foram
produzidas,
acompanhar o % de peças com defeito em uma linha, é um indicador, pois
considera a variação da produção total. Outro alerta é que considerar
as não
conformidades em um processo também não demonstram claramente a
assimilação ou
não de um treinamento que resultaria na melhora de certa competência,
pois os
processos não são perfeitos e há inúmeras variáveis além da humana
envolvidas.
Um novo ciclo de avaliação pala matriz,
poderá revelar se o treinamento foi assimilado pelo colaborador, e se
está
sendo aplicado, verificando-se o % de
gaps encontrados (domínio da competência desejado x avaliado)em comparação a avaliação anterior, e os
treinamentos realizados.
O resultado
de um conjunto de ações de treinamento em uma equipe deve, além de
demonstrar
uma aderência a matriz ideal de competências, promover uma melhoria
significativa na produtividade, qualidade e felicidade da equipe.
Defina
a equipe que
será avaliada e suas funções , forme um grupo com alguns gestores das
áreas,
que conheçam bem os detalhes e tarefas necessárias a cada etapa do
ciclo de
trabalho, faça uma lista do agrupamento de competências que devam ser
avaliadas,
como por exemplo EHS, Qualidade, CompetênciaTécnica Geral, Informática, Competências Específicas da área,
por
exemplo Elétrica, Mecânica.
É importante
ressaltar que há agrupamentos de competências gerais para toda a
empresa, como por
exemplo, EHS, e há agrupamentos específicos por área como,
por exemplo, AgrupamentoMecânica para a
funções de manutenção.
Para cada um
dos agrupamentos, defina as competências que devem ser demonstradas pelos colaboradores, por exemplo:
Agrupamento EHS :
Competências :
Política da empresa
Avaliação de Riscos
Brigada de incêndio
Análise de Acidentes
CIPA
Agrupamento QUALIDADE :
Competências :
Visão da Qualidade
Controle de qualidade
Qualidade Assegurada
Na
elaboração da matriz, poderemos encontrar vários níveis ou situações de
domínio sobre as competências elencadas, que darão a visão da necessidade e do
nível atual individual e da equipe.
Uma função pode não requerer certa competência,
porém a mesma deverá estar na matriz, pois ela deve contemplar o todo,
além de permitir a análise para uma eventual movimentação.
A função pode requerer que o colaborador
tenha apenas o conhecimento básico
; que saiba realizar o
básico em circunstância normal e com certo acompanhamento;
que saiba realizar a tarefa sem acompanhamento sob qualquer
circunstânciaou que
tenha domínio em qualquer situação e saiba transmitir seu conhecimento.
0
Não se aplica
1
Conhece o básico , foi informado.
2
Sabe fazer em condições normais e com certo
acompanhamento
3
Sabe fazer em qualquer condição sem
acompanhamento
4
Domina e sabetransmitir
seu conhecimento aos demais
Definidos os agrupamentos e as
competências, estabeleça o nível de domínio da competência que se
deseja para
cada função. Note que pode haver funções
que não necessitam demonstrara
competência:
Formas de avaliar utilizando a matriz de competências
O gestor, de
posse da matriz, poderá
analisar cada colaborador de sua equipe de
forma empírica, e assim atribuir a cada um
seu domínio em cada competência. Essa forma de avaliação não é a ideal,
pois o
resultado irá variar de acordo com a percepção de cada gestor .
Descer um
nível na definição da matriz e elaborar um questionário de avaliação,
forçará
uma analise mais detalhada pelo gestor e criará um padrão na forma de
checar o
domínio de cada colaborador.
Para cada
competência, defina questões com respostas Sim/Não que permitam validar
o
domínio em cada nível, escrevendo de forma simples e clara o que deve
ser
demonstrado para que haja aquele nível de domínio. Utilize frases
curtas e de
fácilentendimento. Não se esqueça de
envolver algumas pessoas para checar o entendimento das frases,e a abrangência do questionário.
ØAgrupamento EHS
ØCompetência :Política da
empresa
Nivel 1- Básico – conhece , foi informado
·Conhece
a Politica de EHS da empresa?
·Foi
treinado nos conceitos sobre EHS?
Nivel
2- Sabe
fazer em condições normais ecom certo
acompanhamento
·Sabe
explicar alguns itens da política?
Nivel
3- Sabe
fazer em qualquer condição sem acompanhamento
·Entende
a maioria dos itens da política
·Entende
o motivo de a empresa possuir tal política?
Nivel
4 – Domina
e sabetransmitir seu conhecimento aos
demais
·Conhece
totalmente a política, a pratica e a explica aos colegas?
Elaborando o
questionário, a avaliação não será subjetiva,
pois o gestor deverá analisar o desempenho do colaborador e responder ao
questionário, sem esquecer de analisar algum item. O resultado das respostas
dará o nível avaliado e não um simples sentimento do gestor.
Para a elaboração dos grupos, da relação das competências e do questionário é importante
a participação de um grupo de gestores
com visão das funções que serão mapeadas na matriz.
A
maneira simples para se iniciar o processo , é com a utilização de planilhas, porem há de se destacar:
·Uma
planilha complexa,com macros, fórmulas
é difícil de ser atualizada por outras pessoas , senão quem a elaborou.
Pode-se
perder todo o trabalho caso haja troca de colaborador responsável pelo
desenvolvimento da planilha.
·Para
garantir melhores resultados e padronização, as planilhas necessitarão
programação avançada.
·É
difícil a comparação entre áreas e a visão geral da empresa, sendo necessário
um trabalho adicional para eventualmente relacionar informações
e varias planilhas.
·Cada gestor deverá utilizar uma planilha diferente para suas avaliações, não é possível o uso simultâneo.
·A atualização em uma planilha, não atualiza as demais.
·Atualizações nas equipes irão gerar trabalho de atualização nas planilhas
·Atualização ou alteração na matriz, irá gerar atualização em todas as planilhas
·Risco de falta de backup
·É difícil elaborar um plano de ações unificado na empresa.
·As informações não estarão em uma única base de dados, podendo ficar
desatualizadas em alguma.
Portanto, se utilizar planilhas poderá gerar um maior
trabalho e dor de cabeça do que ser uma solução.Calcule o tempo investido para o desenvolvimento da planilha e sua manutenção, o tempo com retrabalho quando necessitar de analises diferenciadas, o risco de segurança dos dados e falta de backup, o risco da não padronização por falta de atualização
Uso de um sistema simples e com baixo investimento
A solução Skillmatrix da Singlesoft Sistemas, além de contemplar as
funcionalidades básicas para a elaboração da matriz e das avaliações, permite a
emissão de gráficos, relatórios, consultas, a um custo extremamente
competitivo, sem necessidade de investimento em infra estrutura, com
planos que necessitam apenas acesso a internet por parte dos usuários, além de
contar com consultoria especializada em sistemas para Recursos Humanos.
E ainda mais, o sistema pode ser customizado para a necessidade de sua empresa.Nossa missão é lhe oferecer uma solução ,
desde a mais simples e com baixo investimento até a que seja totalmente desenhada para sua necessidade.